Subclínico da aterosclerose em pacientes com esclerodermia.

Scand J Rheumatol. 2010 Aug; 39 (4) :326-9.

Subclínico da aterosclerose em pacientes com esclerodermia.

N Tsifetaki , Georgiadis AN , Alamanos Y , S Fanis , MI Argyropoulou , AA Drosos .

Departamento de Medicina Interna, Clínica de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Ioannina, Ioannina, na Grécia.

Resumo

OBJETIVO: Para investigar aterosclerose subclínica em pacientes com esclerose sistêmica (ES).

MÉTODOS: Sessenta e seis pacientes com ES que preenchiam os critérios do Colégio Americano de Reumatologia para a doença foram incluídos. Os níveis séricos de colesterol total (CT), triglicérides, colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL-C) e colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) foram determinados em todos os pacientes. da artéria carótida de mídia espessura íntima (IMT) e placas foram medidos. Pacientes com histórico de aterosclerose, hipertensão, fumantes, ou pacientes que sofrem de doenças que afetam o perfil lipídico, tais como diabetes mellitus, hipotireoidismo, doenças hepáticas ou renais, síndrome de Cushing, obesidade e história de dislipidemia familiar, foram excluídos. Pacientes que recebem medicamentos que afetam o metabolismo lipídico também foram excluídos do estudo. Cinqüenta e um por idade e sexo não-fumadores voluntários pareados foram utilizados como controle.

RESULTADOS: Sessenta pacientes foram investigados. Seis foram excluídos. Destes, dois eram tabagistas, dois diabéticos, um hipotireoidismo, e um teve a hipertensão tratados com diuréticos. Pacientes com ES apresentaram dislipidemia leve expresso principalmente por baixos níveis séricos de HDL-C e CT elevado (p <0,001 e p <0,021, respectivamente) em relação aos controles. Além disso, o aterogênico razão LDL-C/HDL-C foi significativamente maior entre pacientes com ES (p <0,0001). IMTs artéria carótida comum foram maiores no ES em relação aos controles (0,77 + / – 0,2 vs 0,59 + / – 0,14 p <0,0001). Não houve correlação entre IMTs e todos os recursos ES foram encontrados. análise de regressão logística mostrou associação independente de esclerodermia com IMTs e TC.

CONCLUSÃO: Os pacientes com esclerodermia apresentaram um perfil lipídico aterogênico e aterosclerose subclínica e têm um risco aumentado de eventos cardiovasculares.

PMID: 20476856 [PubMed – indexado para o MEDLINE]

 

 

Publicado por jmarcosrs

Falar de mim não é muito difícil. Não sou rico, mas dou valor a tudo que tenho, pois foi conseguido com muita luta e suor. Tenho 66 anos, casado há 41 anos com uma mulher maravilhosa, com quem tenho 1 filho homem solteiro, professor de português e redação, nosso maior tesouro. Minha família é pequena, mas muito unida e nossa casa está sempre em festa, quando nosso filho vem nos visitar. Sou propagandista aposentado do ramo farmacêutico e possuo uma doença, Artrite Psoriatica, que ultimamente tem limitado muito minhas ações, principalmente em ajudar as pessoas. Quando completei 65 anos, diminui, sensivelmente, minhas atividades no social, dai porque sempre me sobra algum tempinho para atualizar meu Blog de alerta as pessoas reumáticas como eu, coisa que faço por “hobby”. Gosto de ver um bom filme, de música, de ajudar as pessoas e o faço sempre que posso. Moro numa cidade interiorana sem a correria dos grandes centros, mas com tudo que necessitamos por perto, gosto do nascer e por do sol, ouvindo ainda os cantos dos pássaros. Resumindo sou uma pessoa simples. Meu Blog: Espaço de José Marcos - Doenças Reumáticas ou http://jmarcosrs.wordpress

Deixe um comentário