Artrite Reumatóide – FOTOS E IMAGENS

 

« post anterior início post seguinte »

Artrite Reumatóide

 

publicado por Lumife, em 05.02.05 às 14:04

artr.jpg

Artrite reumatóide: uma das doenças reumáticas mais graves

É possível começar, de forma súbita ou mais lenta, a sentir dores e dificuldades de movimento. As mãos, pés, joelhos ou cotovelos ficam doloridos e inchados e o movimento torna-se, de facto, difícil. Quando isto acontece, podemos estar perante uma das doenças reumáticas mais graves – a artrite reumatóide, que afecta mais de cinco milhões de pessoas, em todo o mundo, e entre 30 a 40 mil portugueses.

artri.jpg

«A artrite é uma doença reumática articular crónica, em que o sistema imunológico ataca o tecido que reveste e protege as articulações (membrana sinovial), causa inflamação e desencadeia um processo de erosão de cartilagens, ossos e ligamentos, que são destruídos com o tempo, daí que, quando não se consegue parar a inflamação, possam surgir deformações», explica o Prof. Jaime Branco, reumatologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

Artrite Reumatóide – FOTOS E IMAGENS

Publicado por jmarcosrs

Falar de mim não é muito difícil. Não sou rico, mas dou valor a tudo que tenho, pois foi conseguido com muita luta e suor. Tenho 66 anos, casado há 41 anos com uma mulher maravilhosa, com quem tenho 1 filho homem solteiro, professor de português e redação, nosso maior tesouro. Minha família é pequena, mas muito unida e nossa casa está sempre em festa, quando nosso filho vem nos visitar. Sou propagandista aposentado do ramo farmacêutico e possuo uma doença, Artrite Psoriatica, que ultimamente tem limitado muito minhas ações, principalmente em ajudar as pessoas. Quando completei 65 anos, diminui, sensivelmente, minhas atividades no social, dai porque sempre me sobra algum tempinho para atualizar meu Blog de alerta as pessoas reumáticas como eu, coisa que faço por “hobby”. Gosto de ver um bom filme, de música, de ajudar as pessoas e o faço sempre que posso. Moro numa cidade interiorana sem a correria dos grandes centros, mas com tudo que necessitamos por perto, gosto do nascer e por do sol, ouvindo ainda os cantos dos pássaros. Resumindo sou uma pessoa simples. Meu Blog: Espaço de José Marcos - Doenças Reumáticas ou http://jmarcosrs.wordpress

53 comentários em “Artrite Reumatóide – FOTOS E IMAGENS

  1. tenho artrite reumatóide desde um ano e quatro meses hj tenho 50 anos e as dores voltaram não consigo mexer o ombro sinto dores em td o corpo e tenho duas próteses nos quadris, e sinto depressão sinto mta tristeza de repente fiquei mto triste e estou assim há 4 anos.

    1. Cara visitante, sei bem o que é isso, pois já convivo com artrite a mais de quarenta anos, conheço muito bem o que é acordar pela manhã cheio de dores, não se sabe onde doi mais . As vezes fico em duvidas se minhas dores são mecânicas ou da artrite que parece queimar as articulações pois tenho dois joelhos metálicos e nos quadris as proteses foram retiradas em conseguencia a infecções, mas nem assim entrego os pontos, mas nem assim entrego os pontos estou sempre lutando por alguma coisa ora pela familia, ora pelos amigos, doentes crônicos, deficientes físicos e assim por diante, se sinto dores acho que as pessoas que estão comigo também deverão senti-las, meu maior prazer é poder dirigir meu carro adaptado, visitar amigos no Hosp. das Clinicas e conversar com as pessoas que lá encontro, procurando sempre ter uma palavra de conforto.
      Existem tantas oportunidades na vida para sermos felizes, basta apenas procura-las. Nem sempre somos tão mais incapazes que os outros, procuro sempre olhar dos lados e ver situações piores que as minhas e faço força para ajuda-los, nem que seja com um sorriso ou simplesmente escuta-las, pois sei que estou pelo menos dando atenção a elas que muitas vezes lhes são carentes.
      Caro leitor, tenho por lema: desistis JAMAIS amanhã sempre poderá ser melhor que hoje. Portanto não desanime lute contra a depressão, procure ajuda de um médico pois sei que juntos acharão seu caminho.
      Abraços
      José Marcos
      jmarcosrs@hotmail.com

  2. Meu nome é Graziela, tenho uma irmã com 32 anos e a uns três ele descobriu que tem essa doença, ultimamente ela tem piorado muito.
    Alguém sabe o que podemos fazer para ajuda-la?

    1. Cara Graziela
      A Artrite reumatoide é uma doença reumática que judia muito da pessoa, o que posso dizer a respeito é que sua irmã deve procurar um médico reumatologista, pois ele podera ajudar bastante, principalmente se a doença estiver no seu inicio. Convem ela não esperar muito para procurar tratamento, porque trata-se de uma doença incapacitante.
      Desejo boa sorte, e obrigado por acessar nosso Blog
      Cordialmente
      José Marcos

  3. Tenho artrite reumatóide ms meu pescoço é meu maior problema
    Quero morrer de tanta dor, não sei o que faze
    m t

  4. Tenho o seguinte diagnóstico: Observa-se concentração de radiofármico nas articulações acromio e esterno claviculares, nas coluna toracica e lombar, nas articulações coxo-femorais, nos tornozelos e nos pés, nos punhos, nas articulações metacarpo-falangeanas e nas articulações interfalangeanas das mãos.
    Coclusão: processo ósteo articular nas áreas descritas.

    Os exames de sangue apresentam alta taxa de inflamação sugrindo reumatismo, mas o meu pescoço e cabeça são meus maiores problemas. Não puport a dor. Tomo de 10 a 20 anlgésicos por dia. Me ajudem, por favor!!!

    1. Cara Maria Teresa
      Você mora próximo a Ribeirão Preto à Ribeirão Preto e aqui vc
      poderá procurar pela Dra Fabiola Reis de Oliveira.
      creio que vc encontrara a ajuda que procura
      Cordialmente
      José Marcos

  5. Essa doença é assustadora não sei a proporção do meu problema mais pelo que eu estou sentindo é aterrorizante!!!ter que viver com essas dores pela vida toda só com a ajuda de DEUS,pois eu só não sou capaz… estou no começo e já estou muito encomodada graças a DEUS pelos MÉDICOS que com os remedios usados estou com menos dor(mais ainda sinto muitas dores)eu cheguei a enfaixar as mãos pensando que estava quebradas pois tinha torcido umas fraldas do meu bebê. essa doença tem cura e porque ela começou?AMANDA CASQUEIRO-FORTALEZA

    1. Prezada Amanda
      Convivo com essa doença a mais de 40 anos, é um mal que hoje graças ao avanço da medicina e se tratada com insistência,
      seguindo toda orientação do reumatologista, pode-se levar uma vida melhor. O importante é não desistir e também conhecer
      a doença. Ai em Fortaleza existe um grupo de pacientes reumático o GARCE – GRUPO DE PACIENTES REUMÁTICOS DO CEARA
      localizado à Rua Gal. Caiado de Castro, 1100 – Cidade dos Funcionários – creio que o telefone seja este; 6082-1560. Procure por
      D. Marta Azevedo que é a presidente do grupo, tenho a certeza que você será bem atendida, aproveite para dar-lhe minhas
      lembranças. Respondendo sua pergunta, Artrite Reumatoide é uma doença cronica mas com tratamento, ela começa de maneira
      incerta, sabe-se que é uma doença do sistema imunológico.
      Cordialmente
      José Marcos

  6. tenho artrite reumatoide nao consigo trabalhar e a previdencia social negou meu auxilio doença o que que eu posso fazer me ajudem E.O FOZ DO IGUAÇU PR

    1. Cara Egisneia
      Primeiro passo é você pedir ao seu médico o seu prontuario médico e um relatório do mesmo relatando suas reais condições de saúde,
      com tudo isso em suas mão, procure a defensoria publica ou um advogado e solicite novamente seu auxilio doença. IMPORTANTE; é
      sempre bom ter fotocópia de todos os documentos que você entregar na agencia do SUS.
      Creio que esse é o caminho e boa sorte.
      Cordialmente
      José Marcos – jmarcos1944@hotmail.com

  7. TENHO ATRITE REUMATOIDE E JA NÃO TO SUPORTANDO ESSAS DORES EU TOMO OS REMEDIOS QUE O POSTO DE SAUDE ME DA , CHAMA -SE PREDINISONA , METROTISATO SEIS UMA VEZ POR SEMANA MAIS NÃO RESOLVE SINTO MUIYAS DORES ME AJUDE DESCULPE EU TAMBÉM TENHO SINDROMI DE PANICO ,,,, PODE IMAGINAR COMO SOFRO

    1. Cara Helena
      Sei perfeitamente o que você esta sentindo, pois eu também sinto na carne as mesmas dores e sei perfeitamente que é
      horrível sentir as articulações queimarem e pior ainda quando a medicação demora a fazer efeito, este talvez seja um dos
      problemas o metotrexato demora algumas semanas para surtir efeitos, por isso seria interessante você conversar com o
      seu médico, quem sabe ele poderá ajustar as doses para um efeito mais rápido.
      existe em São Paulo o GRUPASP Grupo de Pacientes Reumáticos onde você poderá buscar ajuda, pode chagar la e procurar
      pela D. Guiomar, tenho a certeza que ela poderá lhe orienta melhor sobre a doença.
      O Grupasp fica localizado na Rua Leandro Dupret, 178 – vila clementino – Fone; 5574-6438
      Espero ter podido ajudado, já contatei a D. Guiomar, sobre você.
      Cordialmente
      José Marcos

  8. eu moro em são paulo zona leste v s francisco pertençe a penha me ajude pelo amor de deus tem dia que tenho vontade de acabar com minha propria vida de tantas dores

  9. OLá

    não tenho o diagnóstico ainda mas pelo que meu médico cardiologista me adiantou é bem provável que esteja com fibromialgia ou algo parecido.
    Hoje tomei o meloxican 15 mg e melhorou muito as dores, os locais mais doloridos são o pescoço, o ombro e as mãos. acupuntura melhoraria meus sintomas?
    grata

    Roseli

    1. Roseli
      Se o seu cardiologista aventou a possibilidade de Fibromialgia, seria interessante que vc consultasse um reumatologista
      para prescrever o medicamento certo e evite os antiinflamatorios devidos os efeitos colaterais.
      Cordialmente
      José Marcos

  10. obrigada por responde sabe eu tomo 6 metrotixato por semana . e a dois dias atráz eu sentir as pernas quimarem de eu ter que tirar minhas calças comprida e olha que estava muito frio
    e ontem a noite deu de novo nossa pareçia que minha pernas ia cairemde tanto que esquentaram por dentro achei atpé que estav a louca pois tenho a sidromi de panico e fiquei muito assustada obrigada vou procurar sim a dona guiomar

  11. olá , boa tarde eu me chamo Grasiele sou da Bahia , acabo de descobri qeu tenho artrite reumatoide , estou um pouco assustada no meu exame de sangue deu fator reumatoide valor 786 isso e muito ?o qeu devo fazer?

    1. Cara Grasi
      Quero lhe dizer que não se preocupe tanto, ainda bem que você descobriu a tempo a sua Artrite reumatoide agora o seu reumatologista
      é que vai se encarregar da sua doença, hoje existe um grande arsenal terapêutico e ele saberá como prescreve-lo, basta voce cumprir a
      risca o que ele lhe orientar.
      Qualquer outra informação estarei a seu dispor no e-mail: jmarcos1944@hotmail.com ; sou reumático a mais de 43 anos e sei perfeitamente
      da sua preocupação.
      Cordialmente
      José Marcos

  12. Estou com esses sintomas, o ortopedista disse que se trata de artrite, estou esperando a consulta com reumatologista, li que se trata de uma doença causada pelo sistema imunologico, gostaria de saber se uma vez adiquirida a doença não conseguimos mais nos livrar dela? Deixamos de fazer nossas atividades diárias? tenho medo dessa condição!

    1. Cara Cristina
      A Artrite Reumatoide é uma doença crônica, mas quando tratada no seu inicio por um reumatologista ela pode ser completamente controlada,
      hoje existem medicamentos que podem oferece uma vida mais confortável as pessoas podendo elas levarem uma vida normal, mas é sempre
      bom lembrar que ela deve ser tratada logo no seu inicio e levar a sério o tratamento.
      Cordialmente
      José Marcos

  13. oi,sou glauce tenho 32 anos,moro em guararapes, interior de sp,e desde janeiro descobri que tenho lupus e artrite reumatóide,gostaria de saber se existe um grupo de apoio aq próximo?

    1. Cara Glauce
      Creio que você só vai encontrar um grupo de pacientes em Marilia, soube que havia um em formação, vou me informar e depois passo para vocE
      sei tambem que Bauru havia um se você puder entre em contato com o Dr. Pernambuco reumatologista em Bauru
      Creio que seria interessante você montar um grupo ai na sua região, para saber sobre isso entre em contato co Grupar-Rp em Ribeirão Preto
      o email deles é ; grupar-rp@hotmail.com
      Cordialmente
      José Marcos

  14. estou num processo de iniciação da doença nao tenho conhecimento da doença
    “estou començando a me informa”
    mande informaçois
    obrigado
    by:nilza

    1. Cara Nilza
      Continue procurando nesse mesmo blog que voce encontrara muitos artigos que te darão uma ideia melhor sobre a doença e
      logo no inicio o importante é você procurar um reumatologista que certamente impedirá as deformações provocadas pela doença.
      Cordialmente
      José Marcos

  15. acabo de descobrir que meu fator reumatoide esta muito alto,sinto muitas dores tenho cisto de backer nos dois joelhos.,sinto dores no pescoço,cotovelo. nos pes, panturrilha emfim nocorpo todo

    1. Cara Ruth
      Felizmente você descobriu a tempo, doença reumática hoje já pode ser tratada com excelentes resultados
      dando uma melhor qualidade de vida, Desejo-lhe sorte e converse sempre com o seu reumatologista.
      Cordialmente
      José Marcos

  16. Olá Meu nome é Adriana, tenho 43 anos e ja estou em tratamento ha uns 3 anos, mas agora percebo q a doença está se agravando pq mesmo com remedios sinto muita dor, fiz alguns exames e meu fator reumatoide deu normal, só está alterado a proteina C Reativa e o FAM que deu reagente 1-40. Meu fator reumatoide estar normal pode dizer q não tenho artrite reumatoide? Mas e minhas dores q só pioram… Vc pode me esclarecer ?

    1. Cara Adriana
      Sou solidário a sua luta pois sou reumático a mais de 40 anos e já passei varias vezes pelo que você esta passando.
      Existem pessoas que o fator reumatoide apresenta resultado normal, mas, existem outros fatores que são considerados
      pelos médicos os já citados por você e também o VHS é o que dimensiona se há atividade inflamatória.
      Para sua melhora seu médico reumatologista é que deve ajustar sua medicação ou até troca-la e nada pode ser feito por
      você a não ser ele que já conhece o caso.
      Espero ter podido ajudar, lembre-se o importante no seu caso é uma conversa com seu reumatologista.
      Cordialmente
      José Marcos

    2. Olá Adriana,
      No meu caso o fator remetóide também acusa normal mesmo quando eu estou em crise. Minha médica me disse que em cerca de 25% dos casos isso acontece mesmo. Só que existe um exame que é mais exato chamado “ANTI-CCP”. Eu faço sempre ambos exames. O sus não cobre o anti-ccp.
      Pergunte pro seu médico ele vai saber te orientar melhor.
      Qualquer coisa você ler mais sobre esse exame nesse site: http://drluizclaudio.blogspot.com.br/2009/09/para-que-serve-o-exame-anti-ccp.html
      Espero ter ajudado.
      Beijos,

      Uyara Braga da Silva

    1. CARO MARCOS
      É O SEU REUMATOLOGISTA QUEM ESTA A PAR DAS ULTIMAS NOVIDADES TERAPEUTICAS
      PROCURE POR ELE, POIS EXISTE MUITA NOVIDADE ELE SABERÁ QUAL DELAS E MELHOR AO SEU CASO
      CORDIALMENTE

  17. Boa tarde, tenho 34 anos e convivo com a artrite reumatóide a 15 anos, tomo metotrexate, cloroquina, predinizona, ibuprofeno, acido fólico e é claro para proteger o estomago tomo omeprazol, sinto dores apesar de todos esses remédios mas já consigo conviver com as dores sem entrar em desespero, trabalho normalmente, sou téc. em segurança do trabalho, e como meu trabalho não exige tanto esforço fisico, não tenho problemas em desenvolve-lo devido a doença, as vezes até esqueço que tenho esse problema, só lembro quando vou tomar os remédios ou quando esqueço de tomar e ai sinto dor, gostaria de disser a quem tem essa doença que procure levar a vida da melhor forma possivel, já que temos que conviver com ela para o resto de nossas vidas, meu médico recomendou exercicios fisicos então faço dança, melhora muito, mas mesmo assim tenho que conviver com o excesso de peso já que alguns medicamentos fazem a gente ficar inchada, mas fora isso não perdi a alegria de viver, enquanto eu puder resistir as dores eu vou dançar.
    Juliana Santos
    Palmas – PR

  18. Margarida silva
    Bom dia …tenho artrite reumatoide a + ou – 12 anos, aprendi a conviver com a dor ,gostaria de saber se é verdade que a artrite não ataca a coluna …

    Barra Mansa RJ

    1. Ola Margarida
      Cada paciente responde de uma maneira diferente, em alguns é comum atingir a coluna cervical,
      mas pode acontecer também de não manifestar, isso varia de paciente para paciente.
      Abraços
      José Marcos

  19. olá preciso de informações, tenho uma amiga que trabalha comigo, que esta numa situação terrivel! foi diagnosticada com lupus em nossa cidade, começou o tratamento com corticoides, porem não obteve melhora alguma, suas mão estao muito inchadas, os dedos sente dores matinais nos joelhor ombros pés e maos, conforme vai passando o dia ela vai melhorando gradualmente porém é so uma melhora… ela procurou um medico de campinas da unicamp, ele disse que nao é lupus que é artrite, mas manteve os mesmos remedios e ela continual mal bem mal oq fazer?

  20. voa noite meu nome e claudia tenho 32 anos e desde 2007 veio tratando de artrite passei dois anos muito mal os ultimo treis anos náo sentia nada e a treis meses eu tenho voltado a etapa cero tenho passado muito mal. náo sei sim e pelo excesso da predisona que tenho tomado por conta propia o sim e a artrite atacada. sei que isso não e vida eu tenho pesquisado muito sobre essa doença e tenho muito medo e uma doença muito assustadora. espero que um dia descubra uma cura

    1. Claudia, não tome predisona por conta própria. Isso é muito perigoso. Artrite é uma doença que não tem cura, mas tem tratamentos eficazes e pode sim ser controlada. A questão é encontrar um bom médico. Predisona é cortióide. Pesquise sobre as causas do uso de corticóide. Tenho artrite reumatóide, já fiz o que você está fazer e foi a pior coisa da minha vida. Sem tratamento correto você vai só piorar. Somente o médico pode dizer quais remédios e a quantidade a ser tomada.
      Entre no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia: http://www.reumatologia.com.br
      Lá você vai encontrar muitas informações e nomes médicos. Tem também a cartilhas ao paciente de doenças autoimunes como a artrite reumatóide. A cartilha da AR você encontra nesse link: http://reumatologia.org.br/mural/arquivos/Cartilha%20artrite.pdf
      Espero que você fique bem.
      Beijos

      Uyara Braga da Silva

  21. Boa noite!!! Ha algum tempo eu tenho sentido mts dores nos braços,mãos e joelhos de uma semana pra cá sinto mts dores na lateral do pé e agora as dores estão afetando meus quadris.Hj passei no medico e ele suspeita que seja ARTRITE REUMATÒIDE,ele me receitou PREDISONA e DICOFLENACO 50 MG,estou com mto medo pq descobri que essa doença não tem cura.Ja avisei aqui em casa que não dar trabalho pra ninguem.

    1. CARA LILIAN
      REALMENTE ARTRITE REUMATOIDE É UMA DOENÇA QUE ATÉ HOJE NÃO TEM CURA, MAS SE VC PROCURA UM REUMATOLOGISTA
      A TEMPO, LOGO NO INICIO DA DOENÇA ELA É PERFEITAMENTE TRATÁVEL, HOJE EXISTE MEDICAMENTOS CAPAZES DE LHE DAR
      UMA CONDIÇÃO DE VIDA SEM PRECISAR ESTAR DEPENDENTE DE OUTRAS PESSOAS

  22. nossa meu Deus minha mae tem essa doença ha seis anos ja fez vários tratamentos e n adianto nada no frio parasse que as coisas piora ela toma diclofenaco para amenizar a dor isso quando o remédio faz efeito tem dia q ela n aguenta andar nem abrir a mae que doença mas arrogante.

    1. Cara Leticia
      É muito importante que sua mãe procure um reumatologista que certamente ira mudar a medicação
      tirando o Diclofenaco e prescrever uma medicação correta, é uma doença que não tem cura, mas
      existe um controle da doença com menos deformidades.
      cordialmente
      José Marcos

  23. Na verdade estou com muito medo,por não aceitar que estou doente e sinto que estou cada dia pior.Deixei o tratamento de lado, mais quero sua ajuda,pelo amor de Deus

    1. Magali,
      É de suma importancia que voce encare um tratamento imediato, pois para qualquer problema de saúde é
      ideal que se comece o tratamento o mais rapido possivel para evitar sequelas. procure um expecialista
      e tenho a certeza que vc encontrará ajuda.
      Abraços

  24. Gente eu tenho AR há 4 anos quando descobri nossa. .Achei que iria morrer minha primeira consulta foi horrível a médica ,aquela sem noção quase pirou minha cabeça.. Ela me falou : olha o que você tem é muito grave, você não pode mais dançar, beber ,fazer exercícios enfim morrer né …Então procurei uma segunda reumatologista, ai sim encontrei uma luz!!! Pois ,estava quase já caindo em depressão A Dra. Ana minha reumatologista hoje é maravilhosa já faz 4 anos de tratamento e só me lembro que tenho AR porque tenho que tomar meus remedinhos mas de resto danço, namoro pulo e olha exercício físico todos os dias isso é fundamental pra alma e para o corpo ..Portanto vocês que acreditam na vida e tem fé a pior doença do mundo ta na cabeça da gente força galera estamos junto!!!

  25. Bom dia! A dor nas articulações que sentimos, só é falta de fazer bastante alongamentos e exercícios físicos. Tem clínica de fisioterapia hoje que dão aulas de pilates. Para fibromialgia é ótimo fazer a dança do ventre. Não fique parado, façam caminhadas é muito bom.

Deixe um comentário