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FADIGA E ARTRITE PSORIÁSICA

Fadiga e Artrite Psoriática = APS

| Emily Delzell

Apesar de ter problemas com baixo consumo de energia para a maioria de seus anos de escola e faculdade altas, Julie Cerrone teve uma go-go-go estilo de vida de 20 anos, permanecendo ativo e viaja frequentemente para o trabalho como um desenvolvedor de TI.

Em 2012, no entanto, quando ela estava em seu final dos anos 20s, dor no joelho grave e outras questões foram retardando a para baixo. Naquele ano, ela foi atingida com um diagnóstico triple-whammy: grave artrite psoriáticaafetando seu pulso direito e joelho esquerdo; uma condição de dor crônica chamada síndrome de dor regional complexa; e necrose avascular, morte do tecido ósseo causada por uma falta de fornecimento de sangue, o que afetou a mesma articulação do joelho prejudicada pela PSA. Estes diagnósticos – e da fadiga e outros sintomas que veio com eles – mudou sua vida.

“Eu tive que ir na deficiência”, disse Cerrone, que agora é 30 e vive em Pittsburgh. “Passei seis meses na cama, imóvel.Era difícil para os meus amigos e família para entender, porque o cansaço era algo que eles não poderiam se relacionar. Quando eu estava cansado, as pessoas diriam, ‘Oh, empurrar através dele, “mas quando você tem a fadiga de uma condição de artrite, é um estado totalmente diferente.”

Fadiga “Wipeout”

Fadiga de APs e outros tipos de artrite inflamatória, que os pacientes têm descrito em entrevistas de estudo de investigação como “wipeout”, “esmagadora” e “como ter pedras nas minhas costas”, é muitas vezes classificada entre os sintomas mais incômodos do PSA, junto com a dor , problemas de pele e deficiência física.

Alguns estudos mostram que mais de 50 por cento dos pacientes com APs têm moderada a grave fadiga, enquanto 29 por cento têm fadiga severa, disse o Dr. Reddy Souyma, co-diretor da Psoríase e Artrite Psoriática Centro da NYU Langone Medical Center, em Cidade de Nova York. Raramente há apenas um fator que causa fadiga no AP, disse ela.

“A inflamação que faz parte do processo da doença pode desempenhar um papel”, disse Reddy. “As proteínas chamadas citocinas que são liberados durante as reações inflamatórias pode causar fadiga, mas também pode ser contribuindo condições que são comuns entre as pessoas com artrite psoriática, incluindo anemia, obesidade, diabetes, depressão e problemas do sono.”

A chave para gerir a fadiga de modo que ela interfere o mínimo possível com a vida diária, disse Reddy, é “encontrar o que está contribuindo para a sua fadiga e abordar essas questões.”

Estratégias restauradores

Como se observa, aqueles com PSA podem ser afectados pela inflamação AP activa e outras patologias subjacentes que contribuem para a fadiga independentemente. A 2014 Reumatologia Internacional estudo, por exemplo, descobriu que cerca de uma em cada cinco pessoas com APs também tem fibromialgia, que causa fadiga em quase todos os afetados. De acordo com a Academia Americana de Reumatologia, a causa da fibromialgia não é totalmente compreendido.

No entanto, verifica-se a ser ligada a ambos os gatilhos emocionais e físicas, ambos os quais são comuns em pacientes com artrite psoriática. “Depressão e ansiedade também são comuns na artrite psoriática e ter uma conexão clara com a fadiga”, disse Reddy. A 2014 Journal of Rheumatology estudo constatou que 36,6 por cento das pessoas com AP teve depressão e ansiedade, que por sua vez estavam ligadas à deficiência, dor e fadiga.

“Alguns medicamentos, especialmente metotrexato, pode causar fadiga”, disse Reddy. “Se ativo da doença, medicamentos, ou outras condições são a causa de fadiga, então as pessoas podem trabalhar com seus médicos para ajustar seus medicamentos ou tratar estas questões.” Às vezes, no entanto, fadiga continua a ser um problema, mesmo quando o PSA está bem -controlado e medicamentos não são um fator. Nestes casos, o alívio pode significar fazer mudanças de estilo de vida.

Dor e exercício

A dor crônica é um dos principais contribuintes para a fadiga. “O exercício pode desempenhar um papel aqui”, disse Reddy. “Muitos estudos mostram exercício reduz a dor na artrite. Manter os músculos fortes ajuda a proteger as articulações, diminuindo a quantidade de trabalho que tem que fazer e reduzir a dor. ”

Pessoas com inflamação ativa ou deformidades articulares deve verificar com o seu médico para ter certeza de que atividades específicas são seguros para eles. Cerrone ainda usa uma muleta para andar, mas está perto de completar seu yoga certificação de professores.

“Uma vez que eu começar a se mover, me sinto melhor imediatamente e tenho muito mais energia”, disse ela. “Ele também me ajudou a lidar com a depressão e estresse.”

Dieta

Cerrone, que nos anos desde seu diagnóstico PSA treinados e agora trabalha a tempo parcial como um treinador de saúde holística, fez mudanças radicais em sua dieta, eliminando glúten, açúcar e laticínios.

“Para mim, essas coisas eram gatilhos para a fadiga, e eu notei que mesmo pequenas mudanças que fazem uma grande diferença na maneira que eu senti”, disse ela.

Reddy recomenda uma dieta nutritiva e equilibrada a seus pacientes para melhorar a saúde geral e energia, mas disse que não há evidências de que a eliminação de qualquer alimento específico melhora os sintomas APs, incluindo fadiga.Manter uma dieta saudável, dormir o adequado e fazer mais exercício também irá ajudar a tratar ou prevenir outras comorbidades, como diabetes, que estão associados com a psoríase.

Dorme

Um estudo publicado em 2014 no International Journal of Doenças Reumáticas descobriu que pessoas com PsA que tiveram baixa qualidade do sono tinham mais dor, ansiedade e fadiga, bem como níveis mais elevados de inflamação.Especialistas do sono pode tratar doenças específicas, como a apnéia do sono, e um estudo de 2014 na revista Sleep encontrado tai chi e terapia da conversa tanto melhorada insônia e reduz a inflamação.

Pacing

Depois de entender os fatores que contribuem para a fadiga, é mais fácil para planejar sua vida para que a fadiga não marginalizar-lo quando você precisa estar ativo.

“O planejamento, priorização e passeando-se ao longo do dia ou semana de trabalho pode ajudá-lo a lidar melhor com a fadiga”, disse Reddy.

Cerrone, que espera voltar ao trabalho em tempo integral este ano, subscreve a “teoria da colher” de doença crônica.”Cada atividade custa um certo número de colheres de energia. Quando você correr para fora, você precisa descansar “, disse ela.

 

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