Não categorizado

AS PALAVRAS QUE USAMOS

As palavras que usamos

Por Wren-outubro 13, 2015

Qual é o seu primeiro pensamento quando alguém lhe diz que está doente? E se eles dizem que são doentes crónicos?

Pergunto isso porque descrever tais coisas para os outros é cheia de buracos. Quando alguém me diz que está doente, meu primeiro pensamento é “OMG, eu espero que não seja contagioso!” Eu poderia simplesmente dar um passo discreto de volta para colocar mais distância entre nós, esperando que seus hóspedes viral ou bacteriana virulenta não pode saltar a distância entre nós e pousar em mim. Devo ir para o quarto da moça depois que eu apertar as mãos com eles para lavar minha própria vigorosamente com água e sabão?

Se eles dizem que são doentes crónicos, no entanto, minha reação é muito diferente. Em primeiro lugar, eu não concluir automaticamente que deve ser contagiosa. Então, eu me sinto triste para eles porque é miserável a ser cruddy sentir o tempo todo. Finalmente, eu me sinto empatia, porque eu também tenho uma doença crônica e eu sei exatamente o que é. Dependendo da pessoa e como eu as conheço, eu poderia até perguntar se eu puder ajudar de alguma forma. Se nada mais, eu vou mostrar preocupação e desejo-lhes bem.

As palavras têm poder. É por isso que quando alguém que tem doença reumatóide refere-se a si mesmos como “doente”, eu quero levá-los de lado para uma pequena conversa. Na minha compreensão da fala cotidiana e na semântica, “doente” implica doenças agudas, coisas como resfriados e gripes contagiosas causadas por vírus. Acredito que mesmo que eu sei que a palavra conota tanto o sentimento geral e específica causada por qualquer tipo de doença ou doença, incluindo RD.

Em vez disso, porém, eu gostaria que meus colegas doentes crónicos Gostaria apenas de dizer que eles têm RD e ser mais específico sobre sintomas. Como esta: “Eu tenho RD. Está fazendo minhas juntas doem.Ele também está me fazendo sentir náuseas e nevoento de cabeça. “Eles podem até mesmo dizem que se sentem” doente “, se quiserem, mas só depois de dizer que eles têm RD como a causa.

Eu sei. Dizendo que está “doente”, sem mencionar RD é mais fácil. Nem sempre me sinto como explicar, ou querer assistir olhos da outra pessoa vidrados. Mas “doente” muitas vezes empurra as pessoas que de outra forma poderiam ser compreensivo e compassivo de distância. E porque RD é crónica, causando os mesmos sintomas a surgir repetidamente, apenas dizendo que estamos “doente” todo o tempo pode causar fadiga da compaixão nos outros, ou pior, a descrença franca.

Viver com RD é um desafio constante. I podem se sentir “doente”, por vezes, por causa disso, mas se eu mencioná-lo, eu normalmente apenas dizer que eu não estou “se sentindo bem.” Às vezes, ele solicita uma pergunta a respeito de uma causa, e eu posso responder com o real e- não-contagiosa-razão.

Se nada mais, talvez eu tenha apenas educado alguém sobre artrite reumatóide, aumentando sua compreensão e, com sorte, compaixão.

Eu também não gosto muito de dizer “meu” RD quando estou falando sobre isso. Não é meu, afinal. Eu não “possui”, e eu tenho certeza nunca pedi-lo. Por um longo tempo eu me referi-sempre-lo como “o” RD, como em “o RD está fazendo o meu mãos dor novamente.” Eu parei de que, apesar de tudo. Foi muito difícil. Soou estranho e difícil, para que no final eu me juntei à multidão e admitiu que era “meu” RD.

Eu sempre fui um pouco ressentido com isso, no entanto. Doença reumatóide não é a minha bolsa, ou meus pais, meu gato, ou meu carro. Ele veio aparentemente do nada e pegou hospedagem em meu corpo sem minha permissão. “Mine?” Huh-uh. Mas eu finalmente vir a aceitar que eu tenho um convidado permanente aqui quem é “meu” quer eu goste ou não.

Como você se referir ao RD-lo a lidar com todos os dias?

Foto do perfil da Wren

banner_miolo_03

Padrão

Deixe um comentário

