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(DOR CIÁTICA) SÍNDROME DO PIRIFORME

Síndrome do piriforme (Dor ciática)

Síndrome do piriforme é a dor e dormência em suas nádegas e para baixo na parte de trás da perna. Ela ocorre quando o músculo piriforme nas nádegas pressiona o nervo ciático.

A síndrome, que afeta mais mulheres do que homens, é incomum. Mas quando ele ocorre, é uma das principais causas de dor ciática .

Nomes alternativos

Pseudosciatica; Wallet ciática; Neuropatia encaixe do quadril; Síndrome do desfiladeiro pélvica; Lombalgia – piriforme

Causas

O músculo piriforme está envolvido em quase cada movimento que você faz, de andar a mudança de peso de um pé para o outro. Sob o músculo é o nervo ciático. Este nervo é executado a partir de sua parte inferior da coluna todo o caminho até a parte de trás de sua perna para o seu pé.

Ferir ou irritar o músculo piriforme pode causar muscular spasms.The muscular também pode inchar ou apertar dos espasmos. Isso coloca pressão sobre o nervo abaixo dela, causando dor.

O uso excessivo pode irritar ou ferir o músculo. Os espasmos musculares podem ser provenientes de:

  • Sentar-se por longos períodos
  • O excesso de exercício
  • Correr, caminhar, ou fazendo outras atividades repetitivas
  • Praticar esportes
  • Subir escadas
  • Levantar objetos pesados

Trauma também pode causar irritação e danos do músculo. Isto pode ser causado por:

  • Acidentes de carro
  • Quedas
  • Torção súbita do quadril
  • Feridas penetrantes

Sintomas

A dor ciática é o principal sintoma da síndrome do piriforme. Outros sintomas incluem:

  • Sensibilidade ou uma dor incômoda na nádega
  • Formigueiro ou dormência nas nádegas e ao longo da parte de trás da perna
  • Dificuldade sentado
  • Dor de estar que se agrava à medida que continua a sentar-se
  • A dor que piora com a atividade
  • Dores no corpo inferior que é tão grave que se torna incapacitante

A dor geralmente afeta apenas um lado da parte inferior do corpo. Mas também pode ocorrer em ambos os lados ao mesmo tempo.

Exames e testes

Seu médico irá:

  • Faça um exame físico
  • Pergunte sobre seus sintomas e atividades recentes
  • Leve o seu histórico médico

Durante o exame, o seu provedor pode colocá-lo através de uma série de movimentos. O ponto é para ver se e onde causam dor.

Outros problemas podem causar dor ciática. Por exemplo, um disco escorregou ou artrite da coluna pode colocar pressão sobre o nervo ciático. Para descartar outras causas possíveis, você pode ter uma ressonância magnética ou a tomografia computadorizada .

Tratamento

Em alguns casos, você pode não precisar de tratamento médico. As seguintes dicas de auto-cuidado pode ajudar a aliviar a dor.

  • Evite atividades que causam dor, tais como andar de bicicleta ou correr. Você pode retomar essas atividades após a dor se foi.
  • Certifique-se de usar a forma e com equipamento adequado ao fazer esportes ou outras atividades físicas.
  • Use medicamentos para a dor, como o ibuprofeno (Motrin, Advil), naproxeno (Aleve, Naprosyn), ou paracetamol (Tylenol) para a dor.
  • Tente gelo e calor. Use um bloco de gelo por 15 a 20 minutos a cada poucas horas. Enrole o bloco de gelo em uma toalha para proteger sua pele.Alterne a bolsa de gelo com uma almofada de aquecimento. Não use uma almofada de aquecimento durante mais de 20 minutos a uma hora.
  • Siga as instruções do seu fornecedor para fazer alongamentos especiais. Alongamentos e exercícios podem relaxar e fortalecer o músculo piriforme.
  • Use a postura correta quando sentado, em pé ou de carro. Sente-se ereto e não cair.

Seu fornecedor pode prescrever relaxantes musculares. Isso irá relaxar o músculo que você possa exercer e esticá-la. As injeções de medicamentos esteróides para a área também pode ajudar.

Para a dor mais grave, o seu provedor pode recomendar eletroterapia como TENS. Este tratamento usa a estimulação elétrica para reduzir a dor e parar de espasmos musculares.

Como último recurso, o seu provedor pode recomendar a cirurgia para cortar o músculo e aliviar a pressão sobre o nervo.

Prevenção

Para evitar futuras dores:

  • Fazer exercício físico regular.
  • Evite correr ou se exercitar em colinas ou superfícies irregulares.
  • Warm up antes do exercício. Depois, gradualmente, aumentar a intensidade de sua atividade.
  • Se algo lhe causa dor, parar de fazer isso. Não empurre com a dor. Descanse até que a dor passa.
  • Não se sentar ou deitar-se por longos períodos em posições que colocam pressão extra sobre seus quadris.

Quando entrar em contato com um profissional médico

Ligue para o seu médico se você tem:

  • A dor que dura mais do que algumas semanas
  • A dor que começa depois de ter sido ferido em um acidente

Obtenha ajuda médica imediatamente se:

  • Você tem dor intensa e repentina em sua parte inferior das costas ou nas pernas, além de fraqueza muscular ou dormência
  • Você tem dificuldade em controlar o seu pé e encontrar-se tropeçar nele quando você anda
  • Você não pode controlar seus intestinos ou bexiga

Referências

Joseph RL, Alleva JT, Hudgins TH. Síndrome do piriforme. In: Frontera: Fundamentos de Medicina Física e Reabilitação . 3a ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 58.

Atualização Data: 2014/11/26

Atualizado por: C. Benjamin Ma, MD, Professor Adjunto, Chefe, Medicina Esportiva e Serviço Shoulder, UCSF Departamento de Cirurgia Ortopédica, San Francisco, CA. Também revisado por David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, e da equipe Editorial ADAM.

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