Não categorizado

Cisto Renal.

CISTO RENAL | Significado, riscos e sintomas

Entenda o significado clínico de um cisto no rim (quisto no rim, em Portugal) e descubra se cisto renal pode virar câncer.

Um dos fatos que mais causam preocupações a quem faz um ultra-som, é encontrar um cisto renal (quisto renal, em Portugal). Já atendi inúmeros doentes que vieram para o nefrologista apavorados com o cisto no rim encontrado por acaso em um exame de imagem.

Vou usar uma definição que uma vez ouvi de um colega radiologista: cisto renal é o cabelo branco do rim; todo mundo um dia vai ter o seu.

Mas o que é um cisto?

Como bem mostra a foto acima, cisto é uma bolsa envolvida por uma membrana, formada em uma cavidade ou tecido do corpo, possuindo em seu interior líquido e/ou ar. Parece uma bolha. Se o conteúdo interno for pus, chamamos de abscesso e não de cisto.

cisto renal
3 Cistos renais

O cisto renal não vira câncer e na grande maioria dos casos não tem nenhuma importância clínica. Ele é tão comum que, em pessoas acima de 60 anos, é considerado normal ter até 4 cistos em cada rim.

O cisto renal simples é em geral facilmente diferenciado de massas suspeitas pelo ultra-som. Em caso de dúvidas, a tomografia computadorizada é o exame de escolha.

Alguns pacientes descobrem seu cisto(s) através de uma tomografia computadorizada (TC) de abdômen, normalmente solicitada para avaliar outro problema.

Existe uma classificação chamada de Bosniak que vai de I a IV e serve para caracterizar o cisto renal na TC.

Bosniak I é o cisto renal simples e benigno.
– Bosniak II também é um cisto renal benigno mas que contém alguns septos e discretas calcificações que podem ser confundidos ao ultra-som.
– Bosniak III são cistos grosseiros com paredes grossas, vários septos e material denso no interior. Pode ser um câncer, mas também um cisto que sangrou ou que infeccionou. Esse achado indica maior investigação.
– Bosniak VI são os cistos renais com características de câncer.

Cistos Bosniak I e II são benignos e devem apenas ser acompanhados periodicamente para se ter certeza que não há complicações ou alterações nas suas características

Cistos Bosniak III devem ser melhor avaliados com biópsia guiada por imagem, ou através de cirurgia.

Cistos Bosniak IV devem sempre ser operados uma vez que mais de 80% deles são cânceres.

Só para reforçar: CISTO RENAL NÃO VIRA CÂNCER.

O problema é que alguns cânceres podem ser parecidos com cistos, por isso, serem erradamente diagnosticados como tal. Se você tem um cisto renal simples, ele será benigno para o resto de sua vida.

Os cistos simples praticamente não apresentam relevância clínica. Muito raramente o cisto é grande o suficiente para causar algum sintoma. Hemorragias e infecções do cisto também são incomuns.

Se em pessoas acima de 50 anos o cisto é comum, o seu achado em pessoas muito jovens, principalmente se não for apenas 1, deve levantar suspeita de doença policística. Diferente dos cistos simples, a doença renal policística inicia-se em adultos jovens e se caracteriza pelo progressivo aparecimento de dezenas de cistos ao longo da vida. Esta é considerada uma doença e deve ser seguida de perto por um nefrologista. (leia: RINS POLICÍSTICOS)

Portanto, se no seu ultra-som ou TC de abdômen aparecer a descrição de um cisto simples no rim, não se estresse.

Leia mais: http://www.mdsaude.com/2008/09/cisto-renal.html#ixzz1NI29MUwH

Padrão

23 comentários sobre “Cisto Renal.

  1. carlos n. rossi disse:

    parabens já estava esquentando a cabeça, valeu pelos esclarecientos, ainda bem que exitem pessoas que realmente são competentes e nos ajudam bastante muito obrigado

  2. Luciene disse:

    Boa noite,meu nome é Luciene tenho 48 anos,a dois anos sinto mutas dores nas costas,descobri que tenho dois cistos no rim esquerdo com tamanho bem grande,um tem 350 ml,neste final de ano passei muito mal,muitas dores.
    estou com o pedido do médico para fazer cirurgia.
    Afinal doe ou não doi cisto?
    Att

  3. fabio disse:

    muito boa a explicaçao DEUS ABENÇOE , A MINHA FILHA TEM 22 DIAS ELA TEM UM NO LADO DIREITO E UM NO LADO ESQUERDO UM TEM 13 mm e outro 4mm isso é perigoso

    • Caro Fabio
      Graças a Deus o problema da sua filhinha foi diagnosticado logo e isso é muito bom
      Um tratamento de acordo agora no inicio vai com certeza trazer bons resultado.
      Que o bom Deus a proteja.
      Cordialmente
      José Marcos

  4. alberto jonatas disse:

    estou com um cisto no rim direito e dói e incomoda bastante ele tem 2.20cm x2.10m.nesse caso o que devo fazer?ele vai crescer?ate que tamanho nao precisa operar?

  5. laudiceia aleixo disse:

    meu nome é laudiceia tenho um cisto no rim esquerdo de 6 cm estou preocupada ,, tenho desconforto abdominal queria saber se a cirurgia é complicada , muito obrigada

    • Cara Laudiceia
      A pessoa Indicada a lhe dar maiores informações é o seu nefrologista
      e nunca perder a esperança de ficar boa, acredite sempre no seu médico
      Abraços
      José Marcos

  6. estou com um cisto renal de dimensoes longitudinal 12,8 cm . x antero posterior 8,6 cm .x transverso7,7cm. volume do rim direito 440,8 cm3. tomando completamente todo o rin
    antes nao teria dores mais agora estou com dores o que devo fazer sera que e complicado este cisto

  7. Pamela disse:

    ola ,meu esposo estava com muitas dores parecidas com colica renal,então ele fez um ultrassom por conta propria e descobriu que esta com cisto no rim direito de 13 mmlocalizado no meso renal pode ser grave?o que devemos fazer?quem procurar?ficamos preoculpados pq a mae dele faleceu a 5 meses de cancer no reto .será que pode ser cancer?nos ajude por favor!

  8. elisangela disse:

    Gostei muito do seu relato,pois me tranquilizou.Meu filho foi operado de uma nefrose no rins esquerdo a 6 anos,e apareceu um cisto no rin desde de 2009,fiquei apavorada ,mas o nefrologista disse que está diminuindo graças a Deus,só que ele pediu outros exames e me deixou nervosa,mas eu sei que é natural esse nevosismo.o exame é uma “cintilografia renal”devo ficar mais preocupada.Elisângela Andriola

  9. cleusa disse:

    boa noite!meu nome e cleusa,tenho 41 anos a 5 anos descobri um cisto de 4 cm,o medico disse q era normal acabei nem ligando mais agora estou sentindo umas dores bem no rim esquerdo,devo me preoculpa.na minha infancia tive neflite e por muito tempo colica renal e calculos…obrigada aguardo uma resposta fica dificil pq estou sem convenio medico…

Deixe um comentário

